“Enquanto não mudarem a lei da gravidade, manutenção de elevador tem que ser tão rigorosa quanto manutenção de avião”
Apesar de ser considerado o meio de transporte mais seguro, os elevadores são constituídos de componentes eletrônicos, elétricos e mecânicos que exigem limpeza constante, lubrificações e ajustes. Estes serviços devem ser feitos mensalmente por empresas capacitadas e idôneas. A falta ou realização deficiente dos mesmos, não só compromete a segurança, como também, provoca um desgaste prematuro do equipamento, ocasionando defeitos, paralisações e freqüentes gastos com a substituição de peças, gerando para a administração dos edifícios um grande número de reclamações e um aumento de despesas a ser suportado pelos condôminos, muitas vezes com necessidade de cotas ou taxas extras.
Devido à falta de conhecimento técnico e experiência nesta área, os síndicos e administradores têm dificuldade em avaliar os serviços de manutenção, em analisar as propostas para a troca de peças, normalmente com valores muito elevados, bem como, em fiscalizar a qualidade dos materiais fornecidos e dos serviços executados.
Em caso de insatisfação com os serviços de manutenção sendo prestados, mais uma dificuldade se apresenta: Como avaliar e escolher uma nova empresa para executar os serviços a contento?
Devido ao longo tempo de uso dos equipamentos, algumas vezes, torna-se necessária a modernização e/ou substituição dos elevadores, quando então é requerido um conhecimento técnico específico para a escolha do equipamento mais adequado às necessidades do edifício.
A solução das dificuldades apontadas acima é a contratação da MOVE Consultoria & Serviços, uma empresa de consultoria especializada em elevadores e escadas rolantes. Essa assessoria aos condomínios possibilita um melhor acompanhamento técnico e comercial das empresas de conservação de elevadores.