É de fundamental importância para o bom funcionamento e maior vida útil de um elevador, acionado por máquina do tipo com engrenagem, que o acoplamento seja corretamente executado. O motor elétrico deve estar perfeitamente alinhado com a máquina de tração, especialmente nos casos de acoplamento direto.
Um alinhamento incorreto pode causar danos no conjunto de tração, tais como, defeito nos rolamentos, vibrações, ruptura do eixo, desgaste no conjunto coroa/sem-fim, trepidações e faiscamento nas escovas do motor.
Uma maneira de se conseguir um alinhamento correto é usando relógios comparadores, colocados um em cada semi-luva do acoplamento, um apontado radialmente e outro axialmente.
Assim, é possível verificar simultaneamente o desvio de paralelismo e o desvio de concentricidade, ao dar-se uma volta completa nos eixos. Os mostradores não devem ultrapassar a leitura de 0,05 mm. Se o montador dispuser de experiência suficiente, pode conseguir as condições de alinhamento com um calibrador de folgas e uma régua de aço, desde que as luvas estejam perfeitas e centradas.
No alinhamento/nivelamento deve-se considerar o efeito da temperatura sobre o motor e a máquina acionada. As diferentes dilatações das máquinas acopladas podem significar uma alteração no alinhamento/nivelamento durante o funcionamento do conjunto.
Após a verificação do perfeito alinhamento (tanto a frio como a quente), deve-se fazer a pinagem do motor.
Existem instrumentos que realizam o alinhamento, utilizando raio laser visível e computador próprio com programas específicos, que conferem alta confiabilidade e precisão a este procedimento.
As recomendações acima são de especial importância no caso de modernização de elevadores, em que um novo motor elétrico é acoplado à máquina de tração existente.