“Tóquio, 16 de dezembro de 2004 – A Toshiba Elevator and Building Systems Corp (TELC) anunciou nesta data a instalação dos elevadores de passageiros mais rápidos do mundo, no edifício mais alto do mundo, o TAIPEI 101, em Taipei, Taiwan. Este elevador, desenvolvido pela TELC, viaja à velocidade de 1.010 metros por minuto (60,6 Km/h) e foi oficialmente certificado pelo Guinness World Records em sua última edição.
Atingindo 508 metros de altura, o TAIPEI 101 é agora o edifício mais alto do mundo, suplantando os 452 metros das Torres Gêmeas Petronas em Kuala Lumpur, Malásia. O novo edifício, destinado a escritórios, é chamado de TAIPEI 101 por causa dos seus 101 andares acima do solo, além dos cinco andares de subsolo. A construção começou em junho de 1999 e a inauguração foi realizada em 31 de dezembro de 2004. A TELC instalou 61 elevadores e 50 escadas rolantes neste edifício, incluindo os dois elevadores que viajam a 1.010 metros por minuto (60,6 Km/h) e 34 elevadores “Double Deck” (cabine dupla). As principais tecnologias empregadas nos elevadores mais rápidos do mundo foram:
O primeiro sistema de pressurização desenvolvido para ajustar a pressão atmosférica no interior da cabina, utilizando ventiladores de sucção e exaustão, evitando que os passageiros sintam a desagradável sensação de compressão e descompressão nos ouvidos.
Um sistema de suspensão ativa nos rolos de guia que eliminam as vibrações, movimentando contrapesos na direção oposta, baseado nas medições de vibração lidas por um sensor instalado na cabina.
Otimização na configuração aerodinâmica da cabina para reduzir o ruído do deslocamento do ar produzido pela cabina ao se movimentar em alta velocidade no interior de uma estreita caixa de corrida. Isto foi feito baseado na análise da pressão atmosférica no interior da caixa de corrida e na pressão na superfície da cabina durante o funcionamento.
O recorde atingido pelo novo elevador da Toshiba é ainda mais impressionante se considerarmos que o mesmo excedeu em 33% o recorde anteriormente estabelecido.”
Fonte: TELC – Toshiba Elevator and Building Systems Corporation.