Apresentamos, a seguir, algumas recomendações sobre o correto uso dos elevadores, as quais podem aumentar a eficiência e a segurança deste meio de transporte:
Para chamar o elevador – Acione o botão de chamada uma única vez,basta um leve toque. A insistência e a força não irão fazer o elevador chegar mais rápido e poderão danificar o botão.
Chamada nos andares – Dois Botões – Para subir, acione apenas o botão superior. Para descer, acione apenas o botão inferior. Acionar os dois botões indiferentemente ocasionará viagens mais demoradas e paradas desnecessárias, com prejuízo para todos.
Sinalização – Fique atento à sinalização que informa a chegada e a direção do elevador, aproximando-se da porta. Este procedimento reduz o tempo de partida, aumentando a eficiência do sistema.
Aguarde a vez – Havendo grande fluxo de passageiros, a fila torna-se necessária. A saída deve preceder a entrada de passageiros. Esteja atento, entre e saia da cabina olhando para as soleiras das portas.
Registro do andar de destino – Ao entrar na cabina, não se esqueça de registrar a chamada para o andar de destino, mesmo que este andar seja o principal (térreo). Os andares registrados permanecerão acesos no painel de botoeiras da cabina, até serem atendidos.
Lotação – Para a segurança de todos, a lotação da cabina não deve ser excedida. Observe o número máximo de passageiros indicado. Em elevadores modernos, a partida não será dada com excesso de lotação.
Auxilie o tráfego – Procure ficar no fundo da cabina, quando se dirigir a um andar superior. Não se apoie nas portas da cabina durante a viagem. Para subir ou descer um andar, lembre-se do quanto é saudável o uso das escadas.
Fumantes – Fumar na cabina do elevador é proíbido por lei. Respeitando-a você estará garantindo o conforto dos demais passageiros.
Fim de Papo – Retardar a partida do elevador, qualquer que seja o motivo, interfere no tráfego, causando transtorno aos demais passageiros. Não retenha a porta do elevador nos andares.
Emergência – Se faltar energia, ou ocorrer uma falha técnica paralisando o elevador, não se afobe. Não tente sair do elevador sozinho e muito cuidado com a ajuda de outras pessoas. Acione o botão do intercomunicador no painel de botoeiras da cabina e avise a portaria sobre a paralisação. Aguarde, então, a chegada do técnico da empresa de manutenção, a qual dará prioridade ao atendimento. Somente assim a operação de resgate será inteiramente segura.
Não faça lanches – Não faça refeições nos elevadores. Respeite os demais passageiros e preserve a limpeza da cabina.